A Croácia é uma revelação em 2018. País pequeno, com cerca de 4 milhões de habitantes e praticamente desconhecido do mundo. Afinal, o que mudou? O país continua no mesmo lugar no mapa-mundi há séculos, mas a sua “visibilidade mundial” aumentou consideravelmente junto com o desempenho  de sua equipe de futebol na Copa do Mundo da Rússia em 2018: conquistou o título de vice-campeã mundial de futebol.

Liberto do sistema socialista comunista de poder da antiga Iuguslávia em 1991, ao tornar-se uma república presidencialista, a Croácia viveu 4 anos de guerra sangrenta contra a Sérvia (e os Montenegrinos da época, que formavam a Sérvia e Montenegro), sua antiga aliada nos Balcãs. A geração de jogadores de futebol da equipe croata nasceu ou viveu sua tenra infância neste período tenebroso da história da Croácia. O mundo mudou em quase 30 anos, mas o espírito de resistência e a vontade de afirmar-se como nação continua firme e forte na Croácia.

Nos tempos de paz, a Croácia também se revela como um dos mais bonitos, interessantes, e acolhedores destinos turísticos mundiais. As regiões mais destacadas são a capital Zagreb, a cidade de Dubrovnick, a cidade de Split, a ilha de Hvar, e a costa da Dalmácia. Tudo isso aliado ao fato que o custo de vida na Croácia ainda é um dos mais baratos da Europa, mesmo após o seu ingresso como país membro da União Européia.

Vale a pena conhecer esse país, tão antigo e tão moderno, que desponta em 2018 como uma “nação redescoberta” para o mundo.